Estrelas Além do Tempo

por Fábio de Carvalho

Estrelas do Tempo está situado em um momento da cinematografia estadunidense de complexidade e contradição política. A eleição de Donald Trump como presidente coloca dúvidas angustiantes a cerca do futuro do país, por sua politicagem de segregação e nacionalismo exacerbado. Mas é também tempo da expansão dos discursos ideológicos que tem o privilégio de chegar as grandes premiações e gerar reconhecimento da crítica e do público. É o caso do filme ao qual nos referimos, por seu valor histórico e pelas mulheres envolvidas no processo.

Estrelas segue na linguagem cinematográfica de Histórias Cruzadas, abordando a temática da segregação racial, da desigualdade econômica e política que permeia toda uma nação. Octavia Spencer, Viola Davis e Taraji P. Henson através desses filmes se tornam ícones da representatividade na cultura popular. De uma forma quase-didática (como nosso Que Horas Ela Volta?) as cenas vão se desenrolando em dramaturgia tradicional, talvez para melhor efeito. Afinal, é esse o formato capaz de alcançar efetivamente o maior público desejado. Esse é um filme feito para jogar luz sobre uma história obscurecida pelo discurso dominante na sociedade – pense nas mulheres gregas que escreviam suas histórias no processo de tecelagem, hoje todas apagadas pelo patriarcado e pelo tempo. Cabe ao espectador um esforço mínimo de encontrar empatia na perseverança e força dessas mulheres.

No fim estamos certos do fim da história, pois caso fosse diferente o filme teria uma razão algo diferente de existir. É, de fato, um produto perfeito hollywoodiano, pois ao mesmo tempo em que denuncia uma questão social de muita pertinência, nos oferece um final feliz clássico. Conhecer a história dessas mulheres, saber que elas existiram e que resistiram, é mais do que um motivo para a existência desse filme. A arte tem esse poder de reviver os mortos. Que não deixemos as pequenas histórias se apagarem em prol da suposta “grande” história. É hora de percebermos que algo está mudando.

8/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s