Invasão Zumbi

Se há um gênero que ainda vem sendo explorado até a exaustão de sua fórmula, é o gênero “zumbi”, mortos-vivos que possuem apenas dois propósitos na sua “vida” exterminar os vivos e causar repulsa em George A. Romero. O que começou como uma forma criticar o consumismo exacerbado, transformando literalmente os humanos em canibais, evoluiu para diversas tentativas de humanizar uma criatura que foi concebida para representar nosso lado irracional, sejam elas em comédias românticas, dramas ou alguma comédia pastelão.  Invasão Zumbi, parece tentar resgatar esse espírito concebido por Romero, do que representam essas criaturas.

Na trama, o egoísta empresário Seok Woo resolve de última hora, atender o pedido de aniversário da filha, Soo-an de visitar a mãe em Busan. Seok resolve pegar o primeiro trem, e no caminho para a estação percebe que um grave incidente ocorreu na cidade, mais tarde ele se vê preso num trem repleto de zumbis e precisa salvar sua filha.

A premissa de Invasão Zumbi não é muito diferentes de O Despertar dos Mortos (1978), pessoas trancafiadas num covil de zumbis, e cada uma precisa usar suas habilidades para escapar. O diferencial em Invasão Zumbi é que não parece haver mocinhos, não um maniqueísmo que deixem bem claro quem é bom ou quem é mau. Todos os personagens parecem egoístas e arrogantes, mas também são ser humanos lhe dando com o dia-a-dia de uma metrópole e por isso suas personalidades hora passiva, hora agressiva é muito bem motivada.

O filme têm graves erros que são perdoados pelo fato de que até então, nunca sofremos um ataque similar, mas chega a ser irritante como o ato da transformação é mostrado, hora acontece quase que instantaneamente, hora leva um longo período até a pessoa estar completamente fora de si. A performance dos zumbis ajuda no ritmo do filme, pois eles são rápidos e vorazes quando querem, e completos “mortos” quando a trama convém.

Lotado de soluções fáceis, o grande trunfo do filme são os personagens. Você os odeia num momento e torce no outro, chega a ser irritante a dubiedade de sentimentos que o diretor causa ao jogar informações dos personagens no decorrer do filme.
Invasão Zumbi é um filme tenso e mesmo em suas cenas externas gera uma sensação de claustrofobia, até então é o que mais parece se aproximar de uma real invasão.

6/10

Anúncios