O Dono do Jogo

Baseado na história real do famoso exandrista Bobby Fischer, que aos treze anos jogou “a partida do século” com o campeão Donal Byrne e o venceu. Levando uma conturbada vida e dotado de uma difícil e estranha personalidade, Fischer era quase um recluso que vivia num mundo de paranoias e conspirações e as descarregava derrotando seus inimigos na mesa.

Passando pela infância de Fischer (Maguire) na Irlanda, onde começou a dar os primeiros passos na carreira e focando em sua vida adulta no período da Guerra Fria, O Dono do Jogo tem a chance de ouro de retratar um período histórico para os EUA, pois Fischer iria duelar com o russo Boris Spassky (Liev Schreiber), mas prefere focar na construção de uma tensão para o duelo final e na ascensão de Fisher ao estrelato, adicionando entre isso informações sobre o período retratado.

O diretor Edward Zwick conduz o filme de forma lenta, como numa partida de xadrez, ele faz um movimento significativo e depois aguarda um longo e cansativo tempo para realizar outro, deixa todo o suspense nas mãos de Maguire que carrega o filme nas costas com seus olhos esbugalhados e o rosto jovial nos fazendo crer na insanidade e genialidade que deveria ser o real Fischer. As cenas com partidas de xadrez são rápidas e não são chatas, a fotografia parece aproximar os participantes do tabuleiro e desfocar o fundo como se aquele universo fora do jogo não importasse.

Apesar do mal aproveitamento de Schreiber como Spassky, mas que necessariamente não fez mau o papel, O Dono do Jogo foca em Fischer tanto o mostrando como herói como o mostrando como vilão o fazendo vítima de sua paranoia e genialidade fazendo O Dono d Jogo, uma interessante cinebiografia que vale a pena ser conferida.

6/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s