A Série Divergente: Convergente

Baseado no livro de mesmo nome da autora americana Veronica Roth, Convergente é o terceiro filme da série. A história se passa na cidade de Chicago em um futuro distópico onde as pessoas são dividas por facções de acordo com sua personalidade, rodeadas por uma cerca sem conhecer o que há lá fora.

Nos dois primeiros filmes somos apresentados aos personagens e acompanhamos uma guerra entre as facções pela disputa do poder, o que acaba levando à queda desse sistema, de forma que o filme anterior termina quando uma mensagem é revelada falando sobre o “outro lado da cerca”. A trama de Convergente se inicia com os protagonistas Tris (Shailene Woodley), Tobias “Quatro” (Theo James), Tori (Maggie Q), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller) e Christina (Zoe Kravitz), não satisfeitos com o governo atual, fugindo para além desses limites em busca de respostas.

Quem não viu os filmes anteriores vai sentir um pouco de dificuldade de acompanhar todo enredo, e os fãs da série que já leram os livros vão se sentir um pouco desapontados com o resultado. Como em toda adaptação para o cinema houve algumas mudanças em relação a história original mas, entre os três filmes já lançados, Convergente foi o que teve a maior alteração e acabou deixando a história um pouco confusa.

Acredito que a intenção da equipe foi fazer um filme de ação no estilo ficção científica mantendo o romance teen, o que fez com que o filme perdesse um pouco o ritmo. A falta de alguns personagens e de um maior desenvolvimento na história focando apenas em alguns poucos pontos deixou o enredo monótono demais.

Por já ter lido a série, não concordo com a decisão de terem dividido esse livro em duas partes, como acontecerá, e fico curioso em saber como irão explorar a história no próximo filme, pois praticamente todo o enredo está presente nesse. Além disso, o filme acaba de forma que quem não sabe que terá uma continuação pode acreditar que foi o último, embora exista uma continuação, “Ascendente”, que está programada para estrear em junho de 2017, verão americano.

4/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s