Brooklyn

Por Alice Lapertosa

Adaptada do livro homônimo, a trama de “Brooklyn” acompanha Eilis (Saoirse Ronan, em excelente atuação), uma jovem irlandesa que não encontra trabalho no próprio país. Com a ajuda da irmã mais velha, ela embarca num navio rumo aos Estados Unidos de meados do anos 50.

Como todos os imigrantes, vai parar no Brooklyn, numa pensão para moças. Por seu comportamento prestativo e meio tímido, rapidamente cai nas graças da proprietária e do padre Flood (Jim Broadbent), que lhe matricula em aulas noturnas. Inteligente, Eilis se destaca no curso, aprende a sorrir e conversar com clientes na loja em que trabalha, faz amizade com as colegas e começa a namorar.

Eilis e Tony Fiorello se conhecem numa festa para imigrantes irlandeses, embora o garoto seja descendente de italianos. Os dois se dão muito bem e logo firmam compromisso: Tony era a peça que faltava para que a nova vida de Eilis se completasse na América. Quase completamente esquecida da Irlanda, ela recebe notícias da família e terá que decidir se deixa tudo de lado ou segue em frente sem olhar para trás.

Brooklyn é, sem dúvida, um melodrama. No entanto, a força que a protagonista têm – devido, em grande parte, à Saoirse Ronan – se destaca em meio aos acontecimentos mornos e dá um aspecto especial ao filme. É também uma homenagem aos imigrantes irlandeses que deixaram o país de origem atrás de condições melhores de vida, tanto físicas quanto psicológicas.

7/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s