A Garota Dinamarquesa

Por Alice Lapertosa

O diretor Tom Hopper ganhou o Oscar em 2011 por “O Discurso do Rei”, longa-metragem no qual profissionais competentes como Colin Firth atuaram sob uma direção cujo resultado final foi nada mais que entediante. Em “A Garota Dinamarquesa” ele repete sua fórmula, transformando a história interessantíssima num filme ruim. Baseada em personagens verídicos, a trama nos apresenta Einar Wegener, ou Lili Elbe, o primeiro transgênero a mudar de sexo através de cirurgia.

Gerda (Alicia Vikander) e Einar (Eddie Redmayne) são um casal de pintores na Dinamarca de 1920. Ele, mais introspectivo, pintava a mesma paisagem repetidamente. Ela, de gênio forte e comportamento transgressor, pintava pessoas. Quando uma modelo faltou à sessão e só faltavam suas pernas no quadro, Gerda pede que o marido coloque as meias e os sapatos e pose para ela. O episódio desperta algo antigo, que torna-se incontrolável depois que o casal vai à uma festa e a acompanhante de Gerda é Lili, expressão feminina de Einar.

Assustada, Gerda pede ao marido que pare de se “transformar”, mas Lili fica cada vez mais presente enquanto Einar some. Ele busca ajuda médica, devido à pressão. Vítima da mentalidade ignorante da época, fogem para a França, onde Gerda estabelece-se como renomada pintora – com quadros que retratavam o antigo marido – e Lili continua buscando desesperadamente por uma resposta para o que estava vivendo.

“A Garota Dinamarquesa” é cheio de delicadezas: cores cinzentas com toques de dourado e branco, borrados com espelhos, rendas e tules. No entanto, os closes incessantes parecem sufocar até mesmo seus atores, que esboçam sorrisos forçados. Eddie Redmayne se entrega ao personagem e podemos sentir tal força de expressão nas raras cenas em que a câmera está num lugar confortável. Bem raras.

6/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s