Joy: O Nome do Sucesso

Por Alice Lapertosa

Desde pequena, Joy (Jennifer Lawrence) gostava de inventar e consertar coisas. Já adulta e com dois filhos, ela toma conta da família excêntrica e desajustada: o ex-marido Tony (Édgar Ramírez), um eterno aspirante a cantor venezuelano que mora no porão da casa da ex-mulher; a mãe Terry (Virginia Madsen), que passa o dia todo vendo TV e não suporta que homens pisem no quarto; e o pai Rudy (Robert DeNiro), namorador que vive tendo problemas com os affairs e recorrendo à antiga família.

Certo dia, Joy corta a mão limpando o chão e tem a idéia do esfregão que se torce pelo cabo, além de ser facilmente retirável para lavar. Mesmo com a descrença da família (exceto de Tony, que a apóia e acompanha quando Joy precisa – os dois formam um excelente ex-casal em tela), ela decide apostar na idéia com o financiamento da nova namorada rica do pai. De uma mulher peculiar de classe média, casa cheia de familiares e caindo aos pedaços, torna-se estrela de comerciais para TV e empresária bem-sucedida.

Para contar essa história, David O. Russel não economiza de recursos visuais e sonoros para suas metáforas – logo no início, temos uma telenovela encenada cujo contexto não é muito diferente do palco da vida de Joy. A apresentação dos personagens é encantadora, todos possuem um senso de humor elegante e Jennifer Lawrence empresta à sua protagonista uma força impactante e silenciosa.

O longa se perde em alguns aspectos mal desenvolvidos como o personagem de Bradley Cooper, um empresário cujas ações têm pouco espaço e a relação com Joy soa simplista e artificial. As personagens de Elisabeth Röhm e Dascha Polanco – respectivamente irmã e amiga da protagonista – sofrem do mesmo mal, tendendo ao estereótipo. Assim como o rápido desfecho do encontro no quarto de hotel, esses pontos deixam a desejar que houvesse mais tempo e atenção, de bom grado poderíamos assistir a um filme mais longo que mantivesse o padrão das melhores cenas.

8/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s