Straight Outta Compton: A História do N.W.A.

Por Fábio de Carvalho Penido

O filme Straight Outta Compton conta a história do grupo N.W.A, Niggas With Attitude, que teve alta influência no cenário cultural-político do fim dos anos 80 e início dos anos 90. Através do ponto de vista dos integrantes do grupo – com ênfase na perspectiva de Eazy E, Ice Cube e Dr.Dre – a narrativa constrói uma importante afirmação da cultura negra e uma crítica do mundo de negócios musical e dos conflitos raciais nos Estados Unidos. O grupo, um dos pioneiros do rap gangster, segue uma trajetória de sucesso regional nos guetos de Los Angeles, até ascender para fama nacional e internacional seguida de muita controvérsia e ódio direcionado para o conteúdo das músicas.

A história de Straight Outta Compton é belíssima, crua e sincera. Os personagens são tratados com respeito a seus legados e as atuações são digníssimas, especialmente as de O’Shea Jackson Jr., que interpreta seu pai, Ice Cube, e Jason Mitchell, interpretando Eazy E. O diretor F. Gary Gray dá uma clara ênfase a história musical desses indivíduos, dando pouca atenção ao plano de fundo pessoal, exceto pela doença de Eazy E que revela um aspecto interessante do esgotamento que a atitude implacável desses personagens trouxe a eles mesmos. E embora o público de maior interesse sejam fãs do grupo a priori o filme é dirigido com tal força e energia que consegue engajar os espectadores supostamente mais desinteressados.

Straight Outta Compton é sobre homens com atitude, homens marginalizados que se recusam a conformidade com a vida nos guetos dos Estados Unidos. Compton, uma das áreas mais perigosas do território norte americano, é o forno de onde saem artistas de grande relevância, denunciando uma realidade afastada, segregada. Straight Outta Compton é um cinema que não revoluciona a temática do racismo, e nem tenta realizar tal tarefa. Mas que demonstra com clareza e confiança a história de indivíduos que buscaram gritar mais alto, e cuja voz foi ouvida uma geração toda.

8/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s