A Dama Dourada


Por Alice Lapertosa

Estamos na década de 90. Helen Mirren (de “A Rainha”) interpreta a elegantíssima e engraçada Maria Altmann, uma sobrevivente judia da Segunda Guerra. De família muito rica, Maria viu seus bens serem confiscados pelos nazistas, dentre eles cinco valiosas pinturas de Gustav Klimt.

O roteiro é baseado no livro “A Dama Dourada – Retrato de Adele Bloch-Bauer”,  que conta a história real de Maria Altmann e Randol Schoenberg (Ryan Reynolds), jovem advogado a quem ela pede ajuda para recuperar o patrimônio. Inexperiente e razoavelmente idealista, Randol tenta processar o governo austríaco nos Estados Unidos após tentar sem sucesso um acordo com o país europeu.

Uma das pinturas, “Woman in Gold” – a obra de arte que dá nome ao longa-metragem – é o retrato da tia de Maria, da qual ela se recorda com carinho em maravilhosas cenas de flashback. Passado e presente se misturam em seqüências cujas delimitações são ligeiramente indefinidas, causando a leve sensação de fantasia infantil. A tonalidade dourada presente em parte das lembranças é característica dos quadros de Klimt.

Cabe avisar que o envolvimento do pintor com a história termina aí, o longa-metragem não aprofunda em detalhes sobre Gustav Klimt ou suas pinturas, trata-se mais da discussão do confisco de bens culturais pelos nazistas e sua devida – ou não – recuperação tardia, dado que grande parte das obras foi parar em museus europeus.

Prática comum em histórias baseadas em fatos reais, algumas cenas foram modificadas, romantizadas no processo de adaptação. No caso de “A Dama Dourada”, esse é um ponto negativo. A instantânea aproximação dos personagens principais nos causa estranheza, assim como a falta de verossimilhança dos tribunais e a mudança constante de opinião da personagem de Mirren.

6/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s