Mapas para as Estrelas


Por Fábio de Carvalho P.

David Cronemberg talvez seja um dos diretores mais fascinantes a adentrar no território hollywoodiano. Mapas para as Estrelas é um filme hollywoodiano no sentido mais esquizofrênico da palavra. E mais importante do que isso talvez, é um filme sobre filmes. Um filme sobre filmes não é nada novo. Mapas para as Estrelas não é nada novo. Mas seu ar quase de tragédia grega é inegavelmente fascinante. A conclusão do filme, de poderoso poder simbólico, talvez seja um ode a tudo que hollywood um dia almejou representar. Os personagens caricatos, e ainda assim verdadeiros, do roteiro são meras percepções, meros esboços. E não seria assim que enxergarmos os humanos que habitam esse mundo bizarro?

Incesto. Esse é um tema que combina perfeitamente com o tipo de cinema que Cronemberg faz. E sobre incesto esse filme trata. Daí o filme remeter a uma tragédia grega no estilo sofocliano. Irmão e irmã casados, e todo o caos que provém disso serve de base para toda a trama. O final apocalíptico é como uma redenção, mas não um fim para tudo aquilo que o filme critica. É interessante notar o quanto todos os atores se adequam a seus personagens, como caricaturas de si mesmos.

Mapas para as Estrelas certamente não é um dos melhores trabalhos de Cronemberg. O filme se perde facilmente em sua própria trama e mudanças bruscas de atmosfera. O humor se torna terror de maneira agressiva e sem nuance. Em certos momentos isso colabora para a natureza peculiar do filme. Em outros é simplesmente ruim . As atuações são como versões plastificadas de verdadeiras atuações, nada parece genuíno/verdadeiro. Em momentos, não remeter a filmes de David Lynch, como Veludo Azul, é impossível.

6/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s