O Abutre

Até que ponto a internet assume o papel de educadora? Um mundo de informações com diversos pontos de vista e uma vasta fonte de pesquisa mantém o ser humano moderno submerso numa realidade alternativa que nos distância das experiências reais, e não parecemos nos importar muito, porque afinal de contas a perigo lá fora, cada minuto longe do monitor é uma eternidade. Mas o que aconteceria se um subproduto da internet fizesse do mundo real seu próprio navegador?

O misterioso Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) vive as madrugadas conectado à internet, como ele mesmo menciona, nunca teve educação formal, mas aprende tudo o que precisa em cursos online. Louis vê a oportunidade de sua vida quando conhece o mundo dos cinegrafistas de rua que estão sempre à prontidão para encobrir acidentes de trânsito, mortes, assaltos e qualquer outra coisa que consiga gerar sangue e audiência para os telejornais.

Estreando na direção o roteirista Dan Gilroy (O Legado Bourne ) parece ter encontrado seu caminho, Gilroy não era o melhor dos escritores, mas seus roteiros possuíam peculiaridades interessantes, sempre em volta de um pequeno grupo de personagens, ou até mesmo uma dupla contra o mundo, destemidos e arrogantes. Gilroy fez de Louis Bloom o adulto da “geração Y” explorada apenas em adolescentes até então, Bloom é um homem solitário, pálido que vive num pequeno apartamento de cores neutras. Sua relação com outras pessoas é insensível, ele conversa como se estivesse preenchendo um currículo: não fala muito do seu passado, mas sempre menciona sua motivação para crescer profissionalmente.

“O Abutre” lembra bastante o cenário do popular game GTA, com suas câmeras que variam da visão do motorista para um plano subjetivo do carro. Sua fotografia que prioriza luzes duras e deixa o cenário com aspecto sujo. Louis Bloom é o vilão de quadrinhos da era moderna, um exilado que conquista seu espaço ao ponto de se sobrepor aos mais experientes.

8/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s