Os Boxtrolls

Baseado no livro “Here Be Monsters”, de Alan Snow, Boxtrolls nos mostra uma animação agradável sobre criaturas que vivem no subterrâneo da cidade fictícia Pontequeijo (Cheesebridge). Com uma paleta de cores mais escuras do que estamos acostumados para o padrão animação, mas nem por isso deixa de ser bem divertido. Algumas cenas nos remetem as criações do diretor Tim Burton, mas com suas próprias individualidades. Uma referência que sem dúvida não poderia ser melhor.

Os cidadãos Pontequeijo, são manipulados pelo terrível Arquibaldo Surrupião a acreditarem que os Boxtrolls são monstros que roubam e devoram suas crianças. Temos essa mesma impressão quando eles são apresentados a nós. Um monstro que sai da sombra escura segurando um bebê. Eliminar todos os monstros é a garantia que Surrupião deseja para entrar para alta-sociedade e frequentar a sonhada sala de degustação de queijo. A grande ironia, é que ele é intolerante a queijo.

Nesse tempo, conhecemos Ovo, o menino que se vê como Boxtroll, já que foi criado por eles. Ovo é um menino esperto, criativo e que ama a família que o criou e por eles esta disposto a enfrentar o mundo que mal conhece a fim de acabar com o terror criado em torno de sua história. Como foi criado pelo boxtroll “Peixe”, eles têm uma relação de paternidade. Cada troll tem sua própria personalidade e uma afeição única. O que faz o público se sentir próximo. Já que podemos nos identificar com vários deles.

Nessa aventura, Ovo descobre um pouco mais sobre seu passado e conhece a aventureira Winnie, sua nova parceira. E que não vive a mesma relação paternal que Ovo e “Peixe”. Daí vem a quebra de preconceito e paradigmas que é bem apresentada no decorrer do filme.

A equipe do filme é fantástica ao buscar referencia na Inglaterra vitoriana, e rica em detalhes de personagens e ambientes. Um filme não muito infantil, mas vale sua apresentação às crianças. Os fãs de animação em stop motion sem dúvida irão curtir bastante.

Obs: vale muito a pena esperar a cena extra após os créditos.

8/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s