Amantes Eternos

Indo, assim como em toda a sua carreira, na contramão do cinema comercial e convencional, Jim Jarmusch faz um filme de vampiros como provavelmente nunca se viu antes.

Adam e Eve, vampiros com centenas, talvez milhares de anos de idade, são um casal que já está junto há séculos, mas que no momento estão em partes diferentes do mundo. Ele, um músico recluso, mora em uma parte afastada da decadente Detroit e e ela, uma ávida leitora em Tangier.
Para garantir que o precioso sangue que precisam consumir para sobreviver não está infectado por um dos muitos patológicos que os seres humanos carregam, o obtem, cada um de sua forma, através de hospitais.
Eve decide visitar Adam nos EUA e vai rumo a seu encontro.


Amantes a séculos, Adam e Eve já entendem um ao outro de forma tão profunda que não precisam dizer muito. Olhares, gestos e poucas palavras lhes bastam. Jarmusch, sendo um diretor que não subestima a inteligência de seu público, nós diz, através do diálogo, exatamente o que precisamos saber, sem pressa e sem exageros.
Tendo vivido séculos e já visto muito da história da Humanidade, cada um dos tem uma visão ímpar sobre ela. Eve é ainda otimista e quase sempre bem disposta, enquanto Adam toma uma posição cínica e arrogante, a ponto de sempre se referir à Humanidade como “zumbis”.

Muito do filme é centrado nos dois, com a participação de menos de meia dúzia de outros personagens servindo apenas para avançar a trama, ainda que lentamente, já que esta não é uma das principais preocupações do filme.
A trilha sonora fortemente instrumental, ocasionada em grande parte pela musicalidade de Adam, pontua de forma sutil os momentos do filme, funcionando como uma bela manifestação do mundo interior dos protagonistas.

Muito pouco acontece nas quase duas horas de “Amantes Eternos”, mas o filme possui uma fluidez que nos faz sentir que o tempo passa rápido e sutilmente, assim como os anos devem ser sentidos por seus protagonistas.

8/10

One thought on “Amantes Eternos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s