Ninfomaníaca – Volume 2

Chega ao fim a talvez polêmica mais duradoura e inquietante já envolta aos filmes do dinamarquês Lars Von Trier: o que prometia ser uma das obras mais extravagantes do cinema, revelou-se apenas um subproduto do ainda chateado Von Trier que deseja se vingar dos puritanos que não aceitam suas piadas nazifascistas.

“Ninfomaníaca – Volume 2” veio com a promessa de fechar o arco divergente iniciado no volume 1 sobre Joe (Charlotte Gainsbourg), uma ninfomaníaca assumida, que tenta conciliar sua vida ao lado de seus desejos incontroláveis. Joe e Seligman (Stellan Skarsgård) continuam o desenrolar da conversa de maneira que novos personagens surjam, junto com novas metáforas e o reencontro de personagens antigos. Joe enfrenta os riscos máximos que sua condição lhe permite, mas não se deixa abalar, mesmo tendo sua vida em risco, todo o vazio e preconceito sofridos precisam ser preenchidos, e é tudo que o Joe necessita enquanto Seligman vai se revelando mais frágil, à medida que sua vida e desejos vão sendo expostos por Joe.

A necessidade do diretor de polemizar em suas produções provém da época do famigerado Dogma 95, fase em que o diretor parecia ter mais coragem de encarar os desafios de se fazer um cinema fora dos padrões. Em “Melancolia” – sua última obra prima – o diretor ambienta o drama de Justine, vivida por Kirsten Dunst de maneira pungente, o que torna de fácil entendimento e aceitação de suas condições, o que difere da montagem videoclipe de Ninfomaníaca que torna o drama de Joe mais fragmentado e de difícil aceitação das condições de sua personagem.

Por fim, o volume 2 está bem acima do 1 e quase nos convence, não fosse um final tão aquém do esperado, e que já era esperado, deixando a sensação de que como diretor, Lars Von Trier é um ótimo publicitário.
Joe acaba provando o que diz desde início do primeiro filme, e não apenas ela.

6/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s